sábado, 25 de fevereiro de 2012

Aeroporto Regional de Cruz/Jericoacoara Comandante Ariston Pessoa

Logo do aeroporto de Jericoacoara. Por: Gabriel Farias

Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa (IATAJJD - ICAOSBJE) está localizado na Rodovia Estadual CE-085, no município de Cruz, no CearáBrasil. Por questões ambientais, foi construído no município vizinho a Jijoca de Jericoacoara. Facilitará o acesso ao turismo e as indústrias localizadas na região, além do escoamento da produção agrícola. Também encurtará significativamente a distância de Fortaleza, a capital, que por terra consome cerca de quatro horas contra até apenas 30 minutos de avião.

História
É um dos nove aeroportos do estado do Ceará incluídos no PDAR – Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, do Governo Federal, criado em 2012. Começou a ser construído em 2011 e foi concluído em dezembro de 2014. A companhia aérea Gol, seguida da Azul, foi a primeira a operar no aeroporto marcando sua inauguração, embora outros táxis aéreos de asa fixa e rotativa já estivessem operando esporadicamente.
O aeroporto foi inaugurado em 24 de junho de 2017, com um voo fretado da Gol Linhas Aéreas vindo do Aeroporto de Congonhas.  A Azul realiza voos regulares a partir do Recife e de Campinas. A Gol realiza vôos regularmente, a partir de São Paulo (Congonhas e Guarulhos).
O projeto arquitetônico do aeroporto é de autoria do arquiteto e urbanista Francisco Antonio Laprovitera Teixeira. Fonte: Wikipédia
Imagem aérea do aeroporto de Jericoacoara, em Cruz/CE — Foto: Governo do Estado/ Divulgação

O Aeroporto


O equipamento tem pista de pouso de 2,2 mil metros e estacionamento de 1,2 mil m², com capacidade para receber 600 mil passageiros por ano, a mesma quantidade de turistas que visitam o Parque Nacional de Jericoacoara no referido período. O aeroporto recebeu coberta externa de palha, estrutura interna do telhado de madeira e decoração com artigos "rústicos" e imagens de praias cearenses.

A obra foi realizada pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER), que será o responsável por toda a operação do aeroporto. Além da construção do aeroporto, estão sendo realizados, juntamente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estudos de melhorias e controle de acesso, estacionamento, coleta de lixo, água e esgoto no Parque Nacional de Jeri. Fonte G1
O curto caminho até o terminal. Foto: Falando de Viagem

Internacional

Pedra furada, em Jericoacoara — Foto: Kelvia Alves/Arquivo pessoal
De acordo com o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, já existe interesse de duas companhias aéreas para operar voos internacionais.
"No momento estamos concentrados na consolidação de voos domésticos. É uma boa surpresa pra gente, sabíamos que o impacto ia ser positivo, mas o mercado vem tendo uma ótima receptividade. Além de impactar Jeri, o Aeroporto vai afetar positivamente toda aquela região, já que foi construído para ser regional, atingindo desde Icaraizinho da Amontada a Bitupitá. Está transformando essa região", declara o secretário. 
Fachada do Aeroporto. Foto: Falando de Viagem
De acordo com o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, já existe interesse de duas companhias aéreas para operar voos internacionais.
"No momento estamos concentrados na consolidação de voos domésticos. É uma boa surpresa pra gente, sabíamos que o impacto ia ser positivo, mas o mercado vem tendo uma ótima receptividade. Além de impactar Jeri, o Aeroporto vai afetar positivamente toda aquela região, já que foi construído para ser regional, atingindo desde Icaraizinho da Amontada a Bitupitá. Está transformando essa região", declara o secretário. G1

      

          
       



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...