quinta-feira, 28 de junho de 2012

Top 5 lugares mais profundos dos oceanos no mundo


1. Challenger Deep, Fossa das Marianas no Oceano Pacífico 10,923 m (35,837pés)

Mariana Trench é a parte mais profunda do mar no mundo, e com a menor elevação da superfície da Terra. Localizada no Oceano Pacífico ocidental, para o lado leste das Ilhas Marianas. A trincheira de aproximadamente 2550 km de comprimento, mas tem uma espessura média de apenas cerca de 69 km. A profundidade atinge 11.033 pés no Challenger Deep.
2. Milwaukee Deep, Fossa de Porto Rico no Oceano Atlântico: 8.648 m (28.373pés)

Madison, também conhecida como Milwaukee profundo, é a parte mais profunda do Atlântico e Porto Rico tem uma profundidade de 27.493 pés. A apenas 84 milhas do mar para a costa oeste de Porto Rico a Fossa de Porto Rico é uma trincheira no oceano situado na fronteira entre o Mar do Caribe e o Oceano Atlântico. Esta vala estabelece a fronteira ocidental entre Cuba e a ilha Hispaniola por meio da Trench Cayman até à costa da América Central.


3. Fossa de Java Oceano Índico em 7258 m: (23.812 pés)

Anteriormente também conhecida como a Fossa de Sunda, mas mais conhecida como a Fossa de Java, que está localizado no nordeste do Oceano Índico, com uma área de 2600 km e profundidade máxima de 7725 metros. Esta trincheira é o ponto mais profundo do Oceano Índico.


4. Fossa Sandwich do Sul no sul do Oceano: 7.235 m (23.737 pés)

A Fossa Sandwich do Sul está localizado exatamente no meio do Oceano Atlântico, 100 km ao leste das ilhas Sandwich do Sul.. Esta trincheira é também conhecida como a vala formada pela subducção da placa sul da América do Sul. Ilhas Sandwich do Sul são uma série de ilhas vulcânicas como o resultado de subducção.


5. Litke Deep, Bacia Eurásia no Oceano Ártico: 5.450 m (17.881 pés)

A Litke Deep está localizada no nordeste da Groenlândia, na Bacia Eurásia, no Oceano Ártico. O Litke é o ponto mais profundo do Oceano Ártico a 5.450 metros.Bacia da Eurásia, é uma das duas principais correntes em que a Bacia do Ártico do Oceano Ártico é dividido pelo Lomonosov Ridge. Esta é a adição da bacia do Atlântico Norte.



Fonte:http://www.worldinterestingfacts.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...